Além do veículo em exposição durante o certame foi possível ver as bicicletas a circular por todo o espaço do Festival Bike e até experimentar esta nova forma de pedalar.
No domingo de manhã, 19 de Outubro, foi também possível observar as rodas elíticas no 7º Mega Passeio Lisboa/Santarém, que partiu do Parque Tejo, na capital, até à cidade scalabitana.
O projeto, cofinanciado pelo INALENTEJO do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, através do FEDER – Fundo Social de Desenvolvimento Regional, foi desenvolvido pela empresa AUTOFORESE com o apoio científico e tecnológico do LINE.IPT – Laboratório de Inovação Industrial e Empresarial do Instituto Politécnico de Tomar.
A ELIP é uma bicicleta com rodas elípticas mas que oferece uma experiência semelhante às bicicletas convencionais, uma vez que, do ponto de vista do utilizador, a excentricidade do movimento é “corrigida”. Esta tecnologia patenteada permite, também, “desligar e ligar” a estabilização de uma ou das duas rodas, possibilitando usufruir da bicicleta de formas diversas.